segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dionisíacas em Salvador



O Carro Naval das Dionisíacas 2010 aportou em Salvador no dia 17 de junho, quinta-feira, trazendo a quase totalidade do grupo Uzyna Uzona para a capital baiana para realizar em dez dias Oficinas Uzynas Uzonas com o povo soteropolitano e apresentar as quatro peças do repertório que viajam esse ano para sete capitais brasileiras.

Na sexta-feira as mais de 100 pessoas inscritas para as oficinas de todas as áreas do trabalho cyber teat(r)al realizado pelo Oficina aqueceram-se em um ensaio sobre o roteiro de Taniko. As oficinas continuaram no dia seguinte separadas por áreas e os grupos estão ocupando as espaçosas e arejadas salas de dança para produzir figurino, assistir a videos e trocar informações sobre os roteiros e a montagem técnica dos espetáculos das Dionisíacas. Entre os quase 50 oficineiros de vídeo, internet, luz e sonoplastia há palhaços, engenheiros, economistas, fotógrafos, dançarinos, gente de diversas áreas e diferentes idades. As oficinas continuam durante a segunda e terça-feiras, 21 e 22 de junho, com trabalhos práticos na estrutura do Teatro de Estádio, e depois concentram-se no único ensaio que será o corrido de Cacilda!! na quarta-feira, dois dias antes do início dos espetáculos, no dia 25 de junho, quinta-feira. No dia 24 de junho acontece o julgamento do tombamento do Teatro Oficina e de seu entorno qualificado pelo Iphan, para a continuação da obra de arte de Lina Bardi com a construção do Anhangabaú da Feliz Cidade.

Oficinas de atuação em Salvador - foto de Neander Heringer

A Companhia Uzyna Uzona está instalada em Ondina, hospedada em hotel próximo da UFBA onde estão sendo realizadas as oficinas, na sede da escola de dança. Atrás desse edifício está sendo erguida a estrutura do Teatro de Estádio, em terreno recém desmatado para a construção de um novo edifício de faculdade do campus universitário. A paisagem, devastada e agora ocupada pela tenda branca de grandes proporções armada no espaço do clarão aberto está cercada pela mata densa e escura que antes ocupava toda área. Notícias dão conta de que a fauna que antes habitava essa área dispersou-se pelo campus da universidade e os bichos começaram a aparecer perdidos nas salas de aulas. Através das janelas das salas é possível ver micos e pássaros que povoam a região. As Dionisíacas vão marcar a primeira atividade nesse ponto de desmatamento, o que foi questionado por alguns dos alunos envolvidos nas oficinas. Mas é certo que esse fato definirá também a direção dos espetáculos.

Montagem da estrutura do Teatro de Estádio - foto de Neander  Heringer

Montagem da estrutura do Teatro de Estádio (UFBA) - foto de Neander Heringer

Muitos produtores estão associados ao Oficina para realizar as Dionisíacas em Salvador, assim como comunicadores e trabalhadores de tecnologia da UFBA, o que tem criado uma atmosfera de trabalho em campo constante e dinâmica. Estão associados ao projeto a produtora Quattro, de Salvador, o Centro de Processamento de Dados da UFBA, através do qual serão feitas as transmissões online dos espetáculos no site do Oficina, o pessoal do Cuca da Une, e outros divulgadores ligados à internet.

As datas dos espetáculos são: Taniko em 25 de junho às 20h, Cacilda!! em 26 às 18h, Bacantes em 27 às 18h e Banquete em 28 às 19h. Todos com transmissão ao vivo no www.teatroficina.com.br. A entrada é gratuita mas é aceita doação voluntária de 1kg de alimentos, brinquedos e especialmente para Cacilda!! flores que serão entregues pelo público duramte a apresentação do espetáculo.

________________________________________

Retirado de: www.blog.teatroficina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário