quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cuide de você // SOPHIE CALLE


Bom, a exposição "Cuide de você", da artista plástica francesa SOPHIE CALLE, mostra os diferentes olhares de várias mulheres em suas respectivas profissões e ocupações em torno de uma uma carta do rompimento amoroso recebida por ela de um ex-namorado. A partir daí ela criou uma exposição de instalações com textos, fotografias e vídeos, que foi apresentada no Museu de Arte Moderna (MAM).
Interessante a o trabalho dela, pois assim pôde compartilhar sua “angustia e experiência” de um fim do relacionamento, com outras mulheres, sendo que estas deram seus toques particulares para a interpretação do texto. A exemplo, uma artista, que é uma palhaça, tira “sarro” dos escritos, outra fica indignadas, lê a carta, acham graça, dobra e coloca entre as pernas e vai dormir, como se aquilo não fizesse o menor sentido; umas cantam o texto, interpretam, decifram, recitam, sempre tomando como base sua área.
Outra parte interessante da exposição é a oportunidade que a artista da para que os visitantes possam também participar, e da sua opinião sobre a carta, ou simplesmente deixar um recado, e dizer o que achou da exposição. Eu também participei dessa interação com a artista, e registrei o momento:


Na verdade não sabia o que fazer. A priori pensei em uma fotografia, mas não tinha idéia. Daí pensei em uma colagem, mas também não sabia o que colocar no papel. Sendo assim, comecei a folhear revistas e sempre olhava pros olhos das mulheres, e percebi que eles me diziam muitas coisas. E foi colhendo olhares femininos, e com a frase “Seus olhos dizem coisas que só eu sei” finalizando com uma mulher de olhos fechados, que pude mandar meu recado a Sophie, fazendo um paralelo com seu trabalho, de que cada mulher tem um olhar singular, quem só ela mesmo pode interpretar o que olha. Concluindo com um olhar de um homem, com meu nome!
Segue também algumas outras fotos tiradas por mim na exposição.

Beijos e abraços, até a próxima!















Um comentário: